A Bitcoin está desconectada da macro?
Estudo recente avalia a resposta dos preços da Bitcoin à notícias relacionadas à variáveis macroeconômicas.
Com o aumento do valor de mercado de ativos digitais e devido ao maior número de pessoas e transações associadas aos mesmos, parece interessante entender como os fundamentos macroeconômicos estão relacionados à dinâmica dos preços da Bitcoin. E foi justamente isso que Gianluca Benigno e Carlo Rosa investigaram. Os resultados foram sintetizados em um post intitulado Is There a Macro-Bitcoin Disconnect?
Aqueles já versados em trabalhos empíricos sabem a dificuldade que é para responder uma pergunta como essa. Grande parte do tempo é investida em estratégias para identificar efeitos causais de uma variável em outra. Existem diversos métodos para isso. O que os autores fizeram foi tentar isolar os efeitos, em curtas janelas de tempo, após a divulgação de dados macroeconômicos. A hipótese é que os movimentos em preços de ativos, em um curto período de tempo (como, por exemplo, 30 minutos) provavelmente se devem à informação que fora divulgada e não a outras variáveis.
Os autores apresentam dois gráficos interessantes, que eu reproduzo abaixo. Ressalto aqui que a ideia dos gráficos é a de ilustrar os resultados obtidos através da análise empírica mais rigorosa.
No gráfico da esquerda há o efeito na taxa de câmbio (EUR/USD), no valor do ouro, no S&P e no preço da Bitcoin após a divulgação de dados do mercado de trabalho no dia 3 de junho de 2016. Podemos notar que, em média, para a Bitcoin, o efeito é nulo.
Já no gráfico da direita, após a divulgação da decisão sobre as taxas de juros por parte do FOMC, no dia 16 de junho de 2021, todas as variáveis responderam ao evento. Os resultados do trabalho foram sumarizados pelos autores na tabela que reproduzo a seguir
As cores da tabela representam a significância estatística. Notem que para a Bitcoin, como concluem os autores,
In contrast to exchange rates and stocks, Bitcoin is largely unresponsive to macro news. More puzzling is the result that Bitcoin does not also react to monetary policy surprises.
Será?