Cursos sobre Macroeconomia Quantitativa š
Cinco cursos em fevereiro e março deste ano: Modelos semiestruturais: uma introdução, Macroeconometria I, Macroeconomia Dinâmica: Fundamentos, Macroeconomia Financeira e Projeções MacroeconÓmicas.
Estimulado pelo interesse recente em cursos nas Ôreas de modelos semiestruturais, econometria de séries temporais e modelos DSGE, vou oferecer cinco cursos em fevereiro e março deste ano. São eles: Modelos semiestruturais: uma introdução, Macroeconometria I, Macroeconomia Dinâmica: Fundamentos, Macroeconomia Financeira e Projeções MacroeconÓmicas: Teoria e PrÔtica.
Para mais informaƧƵes, entre em contato pelo LinkedIn, por favor.
O que Ć© comum a todos os cursos:
As aulas ficam gravadas e disponĆveis apenas durante a duração do curso. Portanto, vocĆŖs podem assistĆ-las de maneira sĆncrona ou assĆncrona.
Desta vez, infelizmente, não haverÔ emissão de certificado.
Todos os códigos utilizados no curso serão compartilhados com os(as) alunos(as).
Abaixo, os detalhes de cada um deles.
Modelos semiestruturais: uma introdução
(5 encontros; as gravaƧƵes ocorrerĆ£o Ć s 18h30 nos dias 3/2, 5/2, 10/2, 12/2 e 17/2). Nele, vou abordar os princĆpios dos modelos semiestruturais e desenvolver a anĆ”lise da transmissĆ£o da polĆtica monetĆ”ria em um modelo para a economia brasileira. AlĆ©m disso, focaremos na implementação de projeƧƵes condicionais e incondicionais utilizando esse tipo de modelo. (O curso parte do pressuposto de que os alunos jĆ” possuem conhecimento sobre Macroeconomia).
Aula 1 ā Modelo AS-AD: funƧƵes impulso resposta
Nessa aula, trabalharemos um modelo calibrado simples, em economia fechada. Teremos uma introdução ao Dynare, software que serĆ” utilizado (junto ao Octave/Matlab) nos exercĆcios quantitativos (funƧƵes impulso-resposta e projeƧƵes) ao longo do curso.
Vou propor alguns exercĆcios com o Dynare, dentre eles, a implementação do modelo semiestrutural desenvolvido por John Taylor em Estimation and Control of a Macroeconomic Model with Rational Expectations.
Aula 2 ā Modelo AS-AD: projeƧƵes
Nessa aula, realizaremos projeções (condicionais e incondicionais) com o modelo desenvolvido na primeira aula. As projeções condicionais serão realizadas no Dynare/Octave via o Google Colab. As projeções incondicionais serão feitas localmente com Dynare e Octave/Matlab.
TambĆ©m discutiremos a resolução dos exercĆcios propostos na aula anterior.
Aula 3 ā A transmissĆ£o da polĆtica monetĆ”ria no Brasil: funƧƵes impulso resposta
Nessa aula, trabalharemos com o modelo do artigo Monetary policy channels in Brazil through the lens of a semi-structural model. Nessa primeira parte, o foco serÔ nas funções impulso-resposta para compreendermos as relações econÓmicas do modelo, considerando a calibração dos autores.
Aula 4 ā A transmissĆ£o da polĆtica monetĆ”ria no Brasil: projeƧƵes
Nessa aula, continuaremos trabalhando com o modelo do artigo Monetary policy channels in Brazil through the lens of a semi-structural model, mas o foco serÔ nas projeções (condicionais e incondicionais), considerando a calibração dos autores. As projeções condicionais serão realizadas no Dynare/Octave via o Google Colab. As projeções incondicionais serão feitas localmente com Dynare e Octave/Matlab.
Aula 5 ā DiscussĆ£o sobre o modelo semiestrutural do Banco Central do Brasil
Nessa aula, apresentarei e discutirei com os(as) alunos(as) o modelo semiestrutural do Banco Central do Brasil. Importante: para essa aula, não teremos os códigos para replicação do modelo, apenas a discussão.
Ao longo das aulas, eu também vou fazer considerações sobre um modelo simples produzido pelo FMI (além de indicar onde encontrar um código para que os alunos se baseiem caso queiram replicÔ-lo).
Macroeconometria I
(8 encontros; as gravações ocorrerão às 18h30 nos dias 6/2, 11/2, 13/2, 18/2, 20/2, 24/2, 25/2 e 26/2). Nele, vou abordar modelos que eu considero fundamentais na econometria de séries temporais: MA, AR, ARMA, (S)ARIMA, VAR e VECM. (o curso parte do pressuposto de que os alunos jÔ possuem conhecimento sobre Econometria - regressão linear cross-section).
Aula 1 ā O modelo MĆ©dia Móvel (MA)
Nessa aula, estudaremos o ruĆdo branco e o processo MA.
Utilizaremos a série do agregado monetÔrio M2 na aplicação prÔtica.
ReferĆŖncias: pĆ”ginas 22-27 do CapĆtulo 2.
Aula 2 ā O modelo Autorregressivo (AR)
Nessa aula, estudaremos processos autorregressivos.
Utilizaremos a série do PIB na aplicação prÔtica.
ReferĆŖncias: pĆ”ginas 27-32 do CapĆtulo 2.
Aula 3 ā O modelo ARMA
Nessa aula, estudaremos processos que contenham tanto a parte autorregressiva quanto o componente média móvel.
Na aplicação prÔtica, utilizaremos a série de produção industrial de bens de consumo durÔveis.
ReferĆŖncias: pĆ”ginas 32-38 do CapĆtulo 2.
Aula 4 ā O modelo de vetores autorregressivos
Nessa aula, estudaremos a dinâmica de séries temporais estacionÔrias com variÔveis endógenas. Compreenderemos o VAR na sua forma estrutural a partir de um sistema de equações a diferenças com duas variÔveis e a sua representação na forma reduzida. Generalizaremos as representações para qualquer número de variÔveis.
Na aplicação prÔtica, utilizaremos as seguintes séries: taxas de inflação de preços livres e preços administrados, taxa de câmbio nominal (BRL/USD), Taxa Selic e Expectativas de inflação (Focus).
Vamos replicar o modelo de projeção de inflação de preços livres do box do relatório de inflação do Banco Central do Brasil de 2004.
ReferĆŖncias: pĆ”ginas 195-205 do CapĆtulo 6.
Aula 5 ā VAR: diagnóstico e projeƧƵes
Nessa aula, realizaremos testes de hipótese para diagnosticar a estimação de um VAR. Além disso, vamos projetar a inflação de preços livres até o final do ano.
Na aplicação prÔtica, utilizaremos as seguintes séries: taxas de inflação de preços livres e preços administrados, taxa de câmbio nominal (BRL/USD), Taxa Selic e Expectativas de inflação (Focus).
Vamos utilizar a replicação do modelo de projeção de inflação de preços livres do box do relatório de inflação do Banco Central do Brasil de 2004 que estimamos na aula anterior.
ReferĆŖncias: pĆ”ginas 205-215 do CapĆtulo 6.
Aula 6 ā VAR: função impulso-respostaNessa aula, estimaremos e interpretaremos as funƧƵes impulso-resposta de um VAR.
Na aplicação prÔtica, utilizaremos as seguintes séries: taxas de inflação de preços livres e preços administrados, taxa de câmbio nominal (BRL/USD), Taxa Selic e Expectativas de inflação (Focus).
Vamos utilizar a replicação do modelo de projeção de inflação de preços livres do box do relatório de inflação do Banco Central do Brasil de 2004 que estimamos na aula anterior.
ReferĆŖncias: pĆ”ginas 205-215 do CapĆtulo 6.
Aula 7 ā Cointegração e a relação de longo prazo entre variĆ”veisNessa aula, estudaremos a dinĆ¢mica de sĆ©ries temporais nĆ£o-estacionĆ”rias com variĆ”veis endógenas.
Não hÔ aplicação prÔtica nesta aula.
ReferĆŖncia: CapĆtulo 7.
Aula 8 ā O modelo com mecanismo de correção de erros (VECM)
Nessa aula, estimaremos um modelo com mecanismo de correção de erros.
Na aplicação prÔtica, utilizaremos as seguintes séries: taxas de inflação de preços livres e preços administrados, taxa de câmbio nominal (BRL/USD), Taxa Selic e Expectativas de inflação (Focus).
Vamos replicar o modelo de projeção de inflação de preços livres do box do relatório de inflação do Banco Central do Brasil de 2010.
ReferĆŖncia: CapĆtulo 7.
Macroeconomia Dinâmica: Fundamentos
(6 encontros; as gravaƧƵes ocorrerĆ£o Ć s 7h30am nos dias 4/2, 6/2, 11/2, 13/2, 18/2 e 20/2) O objetivo do curso Ć© apresentar, detalhadamente, os fundamentos para os modelos dinĆ¢micos microfundamentados em modelos determinĆsticos. (O curso parte do pressuposto que os alunos jĆ” tenham conhecimento de microeconomia - maximização de utilidade e maximização de lucro - e de macroeconomia.
Aula 1 ā A economia centralizada: equilĆbrio geral
Aula 2 ā A economia centralizada: ciclos de negócios reais
Aula 3 ā A economia centralizada: a dinĆ¢mica do investimento
Aula 4 ā Crescimento EconĆ“mico de longo prazo: o modelo Solow-Swan
Aula 5 ā A economia descentralizada: a dinĆ¢mica do consumo
Aula 6 ā A economia descentralizada: a dinĆ¢mica do trabalho
Macroeconomia Financeira
(5 encontros; as gravações ocorrerão às 7h30am nos dias 5/2, 10/2, 12/2, 17/2 e 24/2). Nele, trabalharemos com modelos DSGE com fricções financeiras. O foco serÔ na resolução e simulação de funções impulso-resposta após choques exógenos na economia. (O curso parte do pressuposto de que os alunos possuem ao menos um conhecimento introdutório de modelos DSGE - pelo menos modelos de ciclos de negócios reais).
Aula 1 ā ImperfeiƧƵes no mercado financeiro
Modelo tratado no livro Advanced Macroeconomics do Romer. Não é um DSGE, mas apresenta elementos interessantes para introduzirmos a discussão de macro-finanças.
Aula 2 ā Informação AssimĆ©trica
Vamos estudar o modelo presente no capĆtulo do Handbook of Macroeconomics intitulado "The financial accelerator in a quantitative business cycle framework".
Aula 3 ā O acelerador financeiro
Vamos implementar o modelo no Dynare e simular o comportamento de funƧƵes impulso-resposta.
Aula 4 ā PolĆtica monetĆ”ria em economias emergentes: parte 1
Vamos estudar o modelo de Aoki, Kosuke, Gianluca Benigno e Nobuhiro Kiyotaki, cujo texto foi disponibilizado em 2021 e Ć© intutlado āMonetary and Financial Policies in Emerging Markets.ā
Aula 5 ā PolĆtica monetĆ”ria em economias emergentes: parte 2
Vamos implementar o modelo no Dynare e simular o comportamento de funƧƵes impulso-resposta.
ProjeƧƵes macroeconƓmicas: Teoria e PrƔtica
(6 encontros; as gravações ocorrerão às 18h30 nos dias 6/3, 12/3, 13/3, 19/3, 20/3 e 26/3) Serão abordados modelos univariados e modelos multivariados, além dos conceitos por trÔs da avaliação de previsões. O curso é composto por diferentes tópicos sobre a modelagem/previsão de séries temporais, com aplicação aos dados da economia brasileira. O curso parte do pressuposto de que os alunos jÔ conheçam os modelos ARIMA e VAR.
Aula 1 ā FunƧƵes-perda e avaliação de projeƧƵes
Aula 2 ā Google trends
Aula 3 ā O modelo VARMA
Aula 4 ā O modelo de fatores de dinĆ¢micos aplicado ao Nowcasting do PIB
Aula 5 ā FrequĆŖncias mistas
Aula 6 ā Modelos hierĆ”rquicos