Qual e a probabilidade dos EUA entrarem em recessão nos próximos 12 meses? 50%.
À partir de um Probit simples com o spread entre os títulos de 10 anos e de 3 meses, podemos estimar a probabilidade de recessão nos EUA 12 meses à frente.
50,69%, para ser mais preciso. Ainda que digam que os economistas utilizam casas decimais porque têm senso de humor, esse é o resultado de um modelo para previsão de recessões nos EUA.1 De onde vem esse número?
Curve de juros e recessões
Economistas e analistas que acompanham dados econômico financeiros ficam, em geral, preocupados quando ocorrem inversões na curva de juros norte-americana. O que significa isso?
O mercado de juros serve para criar referências para diversas transações que ocorrem em uma economia. À partir da negociação de títulos com diferentes maturidades, temos uma de taxa de juros para diversos prazo (por exemplo, um mês, três meses, dois anos, dez anos). Essas referências todas juntos compõem o que chamamos de curva de juros.
Consideremos os juros para um título de 10 anos e os juros para um título de três meses. No dia 7/12/2022, a diferença entre a taxa de juros desses dois títulos estava em -0,87 ponto percentual. Ou seja, os títulos mais curtos com uma taxa de juros maior do que títulos mais longos. Conforme podemos ver no gráfico abaixo, isso geralmente precede recessões nos EUA:
Estrella e Mishkin (1998) já apontavam para a capacidade de variáveis financeiras em antecipar o comportamento da atividade econômica.2
O Federal Reserve de Nova York possui um modelo simples que considera essa variável em um Probit para calcular a probabilidade de recessão 12 meses à frente. Veja sobre o modelo aqui e aqui sobre como implementá-lo (no excel, inclusive; mas note que este último é de 2006, os coeficientes já mudaram com o aumento da amostra; veja as notas da figura a seguir para os parâmetros atualizados).
O Federal Reserve de Nova York divulga mensalmente a probabilidade de recessão. Em novembro era de 38,06%:
Onde nos encontrarmos no começo de dezembro? Acima dos 50%, se considerarmos o spread de 7/12/2022:
Ainda teremos mais dados ao longo do mês dezembro para termos um número mais representativo. Mas não é à que o mercado de títulos está agitado: os agentes parecem entender que o banco central dos EUA vai sustentar o aperto monetário para tentar trazer a taxa de inflação para níveis mais confortáveis, o que terá consequências na atividade econômica:
Obviamente, esse é um modelo simples e outros exercícios podem apontar probabilidades distintas. Por exemplo, o primeiro capítulo da tese de doutorado de Marco Caruso, na qual eu tive o prazer de participar da banca, apresenta uma revisão sobre o tema e o exercício de inclusão de outras variáveis econômico-financeiras para melhorar a performance do modelo.3 Ainda sim, é importante acompanharmos o que "diz" esse modelo simples. E o recado, por ora, não parece nada bom.
“I sometimes think that economists use decimal points in their forecasts to prove they have a sense of humor.”
(William E. Simon, 3 de abril de 1975)
Estrella, A., & Mishkin, F. S. (1998). Predicting US recessions: Financial variables as leading indicators. Review of Economics and Statistics, 80(1), 45-61.
Caruso, M. A. J. (2022). Ensaios em ciclos econômicos e preços financeiros (Tese de doutorado).