Bem-vindo(a) ao The Cool Assessor! Este espaço nasce da minha vontade de interagir com alunos, ex-alunos, colegas e amigos, além de possibilitar novos contatos, a partir de temas relacionados à pesquisa na área de macroeconomia. O nome surge inspirado em uma passagem do texto do Chris Sims sobre metodologia e, de alguma forma, serve como síntese do que eu pretendo aqui:1
Because noneconomists often favor one policy or another based on their own interests, or prefer economic advice that pretends to certainty, there is an incentive for economists to become contending advocates of theories, rather than cool assessors of the state of knowledge.
Meu objetivo será apresentar, em formato de artigo de opinião (ou em algo mais híbrido às vezes, apenas com recomendações de leitura com breves comentários), um (ou mais) textos que estejam próximos à fronteira da pesquisa em macroeconomia (ok, isto talvez nos afaste do “cool” que vai no título, mas não desista agora!), mas apresentados de uma maneira menos hermética.
Além de expor o texto (ou melhor, a minha leitura do mesmo), quero muito promover um debate saudável que parte da troca de ideias, longe do que parece ser muito mais um embate entre pessoas querendo ganhar a discussão, seja lá o que isso signifique, algo que já sintetizei aqui.
Assim, meu foco é o público que já está um pouco versado na área de macroecomia (e microeconomia, uma vez que muito do que eu faço é microfundamentado).
Não se esqueça de fazer a inscrição para receber as novas publicações:
Sims, C. A. (1996). Macroeconomics and methodology. Journal of Economic Perspectives, 10(1), 105-120.